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Como funciona a pausa no crédito imobiliário?

Como funciona a pausa no crédito imobiliário?

Pausa nos pagamentos

Diante do cenário provocado pela pandemia do Coronavirus, a CAIXA adotou uma série de medidas. Entre elas, a possibilidade de uma pausa de até 120 dias no pagamento nas prestações da habitação. A ação vale para pessoas física e jurídica.

?Como funciona a pausa no crédito imobiliário?

Tanto o Financiamento Habitacional (SBPE, FGTS e FGTS MCMV), quanto Crédito Imóvel Próprio (CIP), podem ter até 4 prestações pausadas. Para o CIP o cliente tem que ter pago no mínimo 11 prestações desde a contratação.
Para solicitar baixa acessar o Aplicativo Habitação CAIXA ou ligar 3004-1105 e 0800 726 0505, opção 7 ou 0800 726 8068 opção 2.4.
Mas atenção: tem direito ao benefício os contratos que estão em dia ou com no 180 dias de atraso.

?Como solicitar a pausa das parcelas referentes a crédito imobiliário?

Para solicitar basta acessar o Aplicativo Habitação CAIXA ou ligar 3004-1105 e 0800 726 0505, opção 7 ou 0800 726 8068 opção 2.4

Quem já solicitou três pausas nas prestações, agora pode solicitar a quarta?

Todos os clientes que solicitaram a pausa emergencial, que contemplava 3 prestações, terão a pausa ampliada para 4 prestações.

?A partir de quando vale a pausa?

Seu pedido vale a partir da sua solicitação, se dentro dos requisitos, então não se preocupe se a prestação estiver chegando e o pedido não foi atendido ainda, quando for processado ele valerá para a data do pedido!

?Já fiz meu pedido de pausa, mas não recebi o SMS, o que fazer?

Agora é só aguardar! Nosso prazo é de até 10 (dez) dias, mas devido ao alto volume de acionamentos o envio do SMS pode atrasar.
Com o pedido feito sua solicitação vai ser processada e concedida de acordo com as regras da pausa que estão dispostas no APP e aparecem logo antes do pedido.
Para solicitar basta acessar o Aplicativo Habitação CAIXA ou ligar 3004-1105 e 0800 726 0505, opção 7 ou 0800 726 8068 opção 2.4

?Posso solicitar a pausa mesmo que meu financiamento habitacional esteja com atraso?

Só tem direito ao benefício os contratos que estão em dia ou com no máximo 180 dias de atraso. Se você tem atraso maior que 180 dias faça uma renegociação pelos telefones 3004 1105 (capitais) ou 0800 726 0505, opção 7.

?A partir de quando vale a pausa realizada no App Habitação?

A pausa vale a partir da data do pedido no App.

?Quais as consequências da pausa para o meu contrato habitacional?

Cobrança de juros: a pausa incorpora as prestações ao saldo devedor e sobre o saldo devedor são cobrados juros. O valor das prestações pausadas será pago no decorrer do restante do contrato.

Prazo de amortização e prêmio de seguro: o prazo de amortização somente é alongado pelo período da pausa se o contrato não estiver no prazo máximo de prestações. O seguro recalcula tendo por base o saldo devedor.

?Solicitei a pausa pelo App Habitação, mas a cobrança permanece programada, o que fazer?

O processamento dos pedidos está sendo realizado e concedido de acordo com as condições estabelecidas para a pausa. Em virtude do grande volume de solicitações, pode haver eventual demora no recebimento do SMS.

Para mais informações acesse: http://www.caixa.gov.br/caixacomvoce/perguntas-frequentes/Paginas/default.aspx